9º ANO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Olá! Espero que todos estejam bem!
Aqui vocês irão encontrar materiais complementares para continuarem seus estudos.
Leiam as orientações e os textos recebidos na escola, assistam aos vídeos pelos links abaixo e realizem as atividades no caderno.
Olá! Espero que todos estejam bem!
Aqui vocês irão encontrar materiais complementares para continuarem seus estudos.
Leiam as orientações e os textos recebidos na escola, assistam aos vídeos pelos links abaixo e realizem as atividades no caderno.
Fiquem atentos também às formas de avaliação e às datas de entrega de trabalhos. As datas serão informadas em breve.
Fiquem em casa, lavem as mãos e usem máscaras!
Logo estaremos juntos.
Abraços
Prof.ª Márcia
Sequência Didática 01 - POEMA
04 a 15/05/2020
Assista aos vídeos sobre o assunto, leia os textos e faça as atividades no caderno.
1) Clique nos links dos vídeos abaixo:
a) Características de um Poema
b) Poema-protesto (Use o livro didático pág. 28)
Fiquem em casa, lavem as mãos e usem máscaras!
Logo estaremos juntos.
Abraços
Prof.ª Márcia
Sequência Didática 01 - POEMA
04 a 15/05/2020
Assista aos vídeos sobre o assunto, leia os textos e faça as atividades no caderno.
1) Clique nos links dos vídeos abaixo:
a) Características de um Poema
b) Poema-protesto (Use o livro didático pág. 28)
c) CASTRO ALVES - O poeta dos escravos
2) Leia o texto:
2) Leia o texto:
O poema é um
texto literário, geralmente escrito na forma vertical, isto é, um verso embaixo
do outro. Pode ocupar o espaço do papel de variadas maneiras, por ser possível
formá-lo utilizando versos e estrofes de tamanho e números diferentes.
O modo como o
poema é organizado é tão importante quanto o tema. A escolha do tema, a maneira
de falar, a combinação das palavras e a organização das estrofes formam uma
unidade.
A rima é uma
característica do poema, mas não obrigatória, pois existem versos sem rimas. O
poema requer a leitura em voz alta para que capturemos melhor o ritmo dos
versos.
É relevante
observar o predomínio de uma classe gramatical na construção do poema, pois
cada uma delas pode sugerir ideias, sensações e mensagens, assim como significações
diversas.
Para
expressar emoções, o autor utiliza recursos que proporcionam efeitos de sentido
e atribuem outros significados ao poema.
O POETA
O poeta vai tirando da vida
os seus poemas
como pássaros desobedientes
e amestrados.
A palavra é o seu castelo,
sua árvore encantada,
abracadabra construindo o
universo.
(Roseana Murray)
CONVITE
(José Paulo Paes)
Poesia
É brincar com palavras
Como se brinca
Com bola, papagaio, pião.
Só que
Bola, papagaio, pião
De tanto brincar
Se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca
Com elas
Mais novas ficam.
Como a água do rio
Que é água sempre nova.
Como cada dia
Que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?